Notícias

Versão para impressão  | Indicar para amigo

ECOS DO ARAGUAIA

Ex-combatente percorreu cidades do RS

A família de José Huberto Bronca, o Fogoió, não foi a única gaúcha a receber as lembranças de José Genoino sobre a Guerrilha do Araguaia. No período que se estendeu de 1977 a 1980, o hoje deputado percorreu diversas cidades do Brasil em busca dos familiares dos companheiros de batalha. No Rio Grande do Sul, Genoino conversou com os familiares de João Carlos Haas Sobrinho e de Cilon Cunha Brum.

À irmã de Haas, a publicitária Sônia Haas, 51 anos, o deputado contou sobre a atuação do guerrilheiro, conhecido como Juca. Médico, Haas ajudou Genoino quando o deputado foi infectado por malária na selva amazônica.

– Juca me dava remédios quando as crises de malária aumentavam. Até por uma moradora da região ele se arriscou, para ajudar no parto. Era o único da guerrilha – lembra Genoino.

Com a família de Cilon Cunha Brum, o Cumprido, Genoino manteve contato com o irmão do guerrilheiro, Lino Brum, que mora na Capital.

– Todas as tentativas feitas para esclarecer as famílias sobre o que aconteceu foram válidas. Ajudo no que posso. As famílias têm o direito de receber todas as informações sobre a guerrilha – afirma o deputado.

Fonte: Zero Hora

Leia também

Morte de gaúchos no baú da guerrilha
Sobrevivente, deputado fez contato com familiares
Mãe guardou cartas sobre filho guerrilheiro

07 de Julho de 2009

Busca no site:
Receba nossos informativos.
Preencha os dados abaixo:
Nome:
E-mail: